2023

OI missão nordeste

Design, Digital, Comunicação, Estratégia, Branded Content

A marca Oi iniciou suas atividades como operadora de telefonia móvel. Depois de ampliar sua atuação para outras frentes, a empresa optou por focar em um único nicho: internet banda larga de fibra óptica; e vendeu seus outros negócios para investir forte no segmento que escolheu. Hoje, o objetivo da companhia é se tornar a maior e melhor operadora de internet de fibra óptica do Brasil.

Play Video

Desafio

Quando vendeu suas operações de telefonia, muita gente passou a achar que "a Oi fechou". E a concorrência aproveitou isso para tentar barrar o crescimento da Oi no mercado de internet, principalmente no Nordeste. Além disso, a marca não tinha um relacionamento mais íntimo com o público nordestino, que não se via representado na comunicação da empresa sudestina. Em suma, tínhamos dois problemas: distanciamento dos consumidores e da cultura nordestina, e fake news sobre a empresa ter fechado. E isso estava dificultando o crescimento da marca no Nordeste.

Estratégia

A estratégia adotada para aproximar a marca dos nordestinos focou na regionalização da comunicação da Oi, e na prova social ancorada no conceito: "Quem prova aprova" (adaptação do conceito nacional "pergunta pra quem tem e vem"). Com um tom de voz popular embalado por expressões nordestinas, e com apoio de um influenciador da região com alcance nacional, Max Peterson, e micro influenciadores regionais, a campanha reforçou o conceito "quem prova aprova", trouxe mais representatividade, frescor e bom humor para a Oi. Detalhe: as expressões nordestinas mudam de estado para estado, por isso, os textos mudavam dependendo do Estado onde a peça fosse veiculada. E, para combater diretamente a fake news de que a Oi havia fechado, foram criadas peças específicas para mídia exterior e redes sociais (com influenciadores).

Resultado

A campanha gerou um impacto significativo, alcançando 38.994.000 visualizações, com mais de 62.000 curtidas, 6.449 comentários e 4.790 compartilhamentos. Através do conceito "Quem prova aprova", adaptado com um tom de voz popular e expressões regionais, aproximamos a Oi do público nordestino, combatendo fake news e reforçando a presença da marca na região. A participação de influenciadores locais e nacionais, como Max Peterson, e a adaptação da comunicação para diferentes estados fortaleceram a conexão com os consumidores e ampliaram a percepção positiva da Oi no Nordeste.

Veio até aqui e ainda quer conhecer um pouco mais sobre os nossos cases?

Outros Projetos