2024

Escudo da Prevenção

Digital, Comunicação, Estratégia, Ativação

O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil, com milhares de novos casos diagnosticados anualmente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2024, estima-se que mais de 66 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença. Apesar dos avanços tecnológicos e do acesso a tratamentos mais eficazes, a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo as melhores armas para salvar vidas. A conscientização sobre a importância dos exames preventivos, como a mamografia, pode fazer toda a diferença na luta contra o câncer de mama.

Play Video

Desafio

Com o objetivo de reforçar essa mensagem e alcançar o maior número possível de pessoas, a Casa Vida, braço do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e a Unimed Fortaleza, duas especialistas em cuidado tinham o desafio de levar sua mensagem de alerta sobre a importância dos exames preventivos do câncer de mama ao maior número de pessoas possível, com recursos limitados

Estratégia

Nossa ideia foi ousada: substituir o escudo do Fortaleza Esporte Clube, um dos maiores times do campeonato cearense, por uma costura que simbolizava a cicatriz de mastectomia nos uniformes dos jogadores. Essa iniciativa ganhou vida no maior e mais popular palco do Brasil: o estádio de futebol. Os jogadores entraram em campo sem escudo, mas com uma marca de cuidado costurada no peito. Essa intervenção simbólica, inédita no futebol brasileiro, contou com o apoio e autorização da CBF, marcando um momento histórico e de grande impacto.

Resultado

Essa foi uma ação inédita, impulsionada pela força do esporte e pela conexão emocional que une torcedores, atletas e comunidades. Em uma semana, 50 inserções na imprensa amplificaram nossa mensagem, garantindo alcance estimado entre 10,2 milhões e 16,1 milhões de pessoas e 20,4 milhões a 48,3 milhões de impressões. Mas o verdadeiro espetáculo aconteceu nas redes sociais.

Com mais de 450 conteúdos gerados, entre publicações oficiais, postagens de jogadores, influenciadores e a mobilização espontânea de torcedores, alcançamos um volume impressionante de engajamento: mais de 1 milhão de curtidas e mais de 99% dos comentários positivos. Cada like não foi apenas um número; foi uma faísca de conscientização que reverberou em timelines, grupos e corações

Mas o impacto não parou por aí. Essa corrente gerou um alcance que extrapolou os estádios, atingindo uma audiência massiva e gerando mídia espontânea de quase R$ 600 mil. Ou seja, a Unimed Fortaleza e a Casa Vida não precisaram fazer investimentos em mídia paga para alcançar um resultado extraordinário.

O Outubro Rosa com Unimed Fortaleza, Fortaleza EC e Ceará SC não foi apenas uma campanha. Foi uma vitória de todos — uma prova de que o poder do esporte pode transformar vidas, curar preconceitos e salvar mulheres. É mais do que comunicação. É legado.

Veio até aqui e ainda quer conhecer um pouco mais sobre os nossos cases?

Outros Projetos